Quanto vale o seu imóvel?

sexta-feira, 27 de junho de 2014

CONSTRUINDO SEU SONHO Parte 3 - PROJETO (Medidas de conforto)

MEDIDAS DE CONFORTO

Para aproveitar bem os espaços dos ambientes e ainda garantir comodidade é importante seguir algumas metragens mínimas de projeto.

Na hora de dimensionar os espaços de sua casa é possível garantir ambientes confortáveis e com melhor aproveitamento dos espaços. Para que se atinjam medidas adqeuadaas devem ser previstos os usos e o mobiliário que os espaços irão abrigar, seus acessos e circulações, suas instalações e incidências da iluminação e ventilação natural, tudo isso para garantir o conforto do morador e/ou usuário.  O tipo de atividade que será exercida em cada local, o mobiliário desejado ou necessário nos ambientes, o número de usuários bem como seus hábitos e costumes. Existe ainda uma metragem mínima de conforto e segurança e máxima de aproveitamento da área do lote, determinadas pela legislação.
Deve-se consultar o código de obras da cidade e a legislação sanitária especifica, que preveem dimensões mínimas dos cômodos e das áreas destinadas a iluminação e ventilação. Além disso, algumas regras arquitetônicas estabelecem medidas necessárias para o bem estar dos moradores. Elas foram determinadas depois de um estudo realizado por pesquisadores europeus que analisaram o modo de vida e as necessidades do homem.
Algumas medidas que garantirão seu conforto e segurança em diferentes ambientes:

COZINHA


A dimensão mínima prevista é de 4 m2, o  corredor de circulação que também pode funcionar como área de trabalho deve ter largura mínima de 0,90 m para que uma pessoa possa passar por ele sem  interferir no trabalho da outra. A altura da pia de louças pode variar conforme a estatura dos moradores, sendo que a altura média é de 0,92 m. a profundindade sugerida é de 0,55 m.


PORTAS
As portas de uma folha devem ter largura entre 0,62 e 1,0 m. já as de duas folhas devem ter largura entre 1,25 e 1,75m. Caso seja instalado o olho mágico, este deve ficar ao centro numa altura mínima de 1,50 m, ou de acordo com a estatura do menor morador para garantir comodidade.

AREAS DE SERVIÇO
deve contar com uma área de pelo menos 4 m2 , a altura mínima recomendável para a instalação do tanque de lavar roupas é de 0,80m.

BANHEIRO:
As medidas podem variar levando em consideração os itens que constarão no interior do ambiente. Caso possua apenas bacia sanitária, a dimensão mínima deve ser de 1,20 m. se além da bacia tiver lavatório a medida não deve ser inferior a 1,50 m2. Quando contar com bacia sanitária e chuveiro, deverá ter 2 m2 .Se abrigar bacia sanitária, área para banho com chuveiro e lavatório, precisará de 2,50 m2 . Para Box e chuveiro as dimensões mínimas devem ser de 0,85 x 0,85m. a largura mínima para garantir conforto deve ser de 1,20m e ducha de 2,10m.


JANELAS

Determinadas pelo Código de Edificações em função do uso do ambiente e de sua área sendo 10% da área de piso para depósitos, cozinhas, copas e lavanderia e 15% para ambientes destinados a repouso, estar, estudo e trabalho. A área de ventilação natural deverá ser de no mínimo metade da superfície de iluminação natural do ambiente. O tamanho deve seguir o desejo dos proprietários e o estilo arquitetônico da residência. É aconselhável que fiqueem a uma altura quepermita que uma pessoa em pé ou sentada no ambiente consiga ver o lado de fora. Para janelas de cozinha a altura mínima deve ser de 1,25 m entre o chão e a base da janela. Em escritórios a altura deve ser de 1,0m e para banheiros 1,80m.



LAVABO
Composto por lavatório e vaso sanitário,d eve ocupar área mínima de 0,80 x 1,20m


GARAGEM
A metragem mínima é de 2,80 x 5,00m. as vagas devem ser projetadas para que quando o carro estiver centrailzado, exista ao redor um espaço exista ao redor um espaço de no mínimo 0,30m para facilitar o embarque e desembarque.
TOMADAS
Podem ser colocadas em três alturas
·         0,25m;
·         1,10m;
·         2,20m;

DORMITÓRIOS
Para o conforto dos moradores a área mínima deve ser de 8,00 m2. Deve ser reservado o espaço para a cama que tem no mínimo 2,00. A largura de uma cama de casal varia em torno de 1,38m. Para a circulação confortável ao redor da cama, é prudente reservar nas laterais um espaço de pelo menos 0,60m entre a cama e as paredes e 0,75m nos pés da cama. Os dormitórios de empregada devem ter pelo menos 6,00 m2 . Caso o quarto conte com um Closet esta área para se vestir deverá ser de 2,15 x 2,15 aproximadamente.

ARMÁRIOS
Para facilitar o uso não devem ultrapassar a altura de 1,80m.Nos casos de armários embutidos suspensos os pés devem ter altura mínima de 0,10m para facilitar a limpeza, recomenda-se uma profundidade de 0,55m para os cabideiros.

SALAS
Para conseguir conforto acústico e visual, as salas de TV devem ter no mínimo 12,00m2 e pé direito de 2,40m. a distancia entre a TV e o telespectador deve ser de 2,50m e o monitor deve estar a uma altura entre 0,50 e 0,80m do chão. Já para a sala de jantar o espaço mínimo entre a cadeira e a mesa deve ser de 0,90m para uma refeição confortável. A mesa se for redonda para quatro pessoas deve ter 0,90m de diâmetro e para seis pessoas 1,25m. Se a mesa for quadrada com quatro lugares as dimensões mínimas devem ser de 1,30 x 1,30m e, se contar com oito lugares, deve ter 1,50 x 1,50m. O espaço entre as cadeiras e a parede deve ser de 0,80m para garantir conforto as pessoas ao sentar e levantar.



ESCADAS
A largura mínima para escadas de uso restrito, deve ser de 0,90m e para as escadas curvas e estreitas entre 0,70 e 0,80m. Para escadas comuns onde duas pessoas possam passar ao mesmo tempo a largura deve ser d 1,20m. Se for uma escada de uso coletivo, onde três ou mais pessoas passem ao mesmo tempo, a largura não deve ser menor do que 1,90m. Em todos os casos o pé direito deve ser de 2,10m.
Os degraus também devem ser levados em conta. Para garantir conforto e segurança, eles devem ter 0,17m de altura e 0,27m de largura no mínimo.

GUARDA CORPO
Nas escadas e terraços eles servem para proteger o corpo de quedas e devem ter altura m[inma de 0,85m.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate