Quanto vale o seu imóvel?

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CONSTRUINDO SEU SONHO Parte 1 - Terreno

Parte 1 – TERRENO

Na hora da aquisição do terreno, conte com a ajuda de um profissional para escolher o lote que mais se adequará ao seu projeto
O primeiro grande passo para quem irá construir é a compra do terreno. Na hora da escolha diverso fatores devem ser levados em consideração e um bom planejamento é fundamental. Por isso, é importante contar com a consultoria de um profissional especializado, devidamente registrado em sua categoria de classe (CREA ou CAU), que irá analisar as condições locais e indicará o lote que mais corresponderá as suas expectativas. O profissional ajudará a levantar os itens importantes que ajudarão a tomar decisões, posições do terreno perante as vias principais, posição do sol, abastecimento de água, luz, solo, posição da casa dos vizinhos, nível do terreno e a necessidade de aterro, muros de arrimo e saídas de águas pluviais, esgoto estão entre os fatores que quando vistos anteriormente a compra do lote, contribuirão com o planejamento de custos e análise do melhor negócio sem trazer arrependimento e supresas.
Antes de fechar o seu negócio é imprescindível checar se não há dividas em relação ao atraso de impostos e se o terreno não está alienado a instituições financeiras. Os cuidadados devem ser redobrados em casos de aquisição de terreno em loteamentos, deve-se verificar se tem aprovação da prefeitura e ficar atento aos aspectos técnicos regidos pelo código de obras e edificações do município através da Administração Regional do Municipio. Para se evitar riscos futuros é aconselhável que seja verificado na Secretaria Municipal de Habitação se a área não é de utilicade pública.

Outro ponto importante é a arborização do local. Caso haja muitas árvores no terreno e seja necessário o corte para realização da obra, consulte a legislação especifica do seu município. O corte indiscriminado de árvores é considerado crime ambiental. Caso o local seja de Proteção Ambiental Permanente (APP), não serão autorizados cortes. Certas áreas são de jurisdição estadual, portante, certifique-se no Departamento Estadual de Proteçao dos Recursos Naturais (DEPRN) ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis (Ibama).

LOCALIZAÇÃO

Fique atento ao local e proximidade do terreno antes da compra. Analise a vizinhança, verifique se há por perto pontos comerciais como é o movimento local durante o dia e a noite se há feira livre, transito, fácil acesso, problemas como enchentes entre outros, verifique se não há construções por perto que poderão atrapalhar a luminosidade e interferir em sua privacidade, vale também verificar o padrão das construções próximas para evitar que sua futura residência possa desvalorizar.
Caso seu interesse seja por um lote de esquina, lembre-se que o projeto pode ficar mais bonito, porém o aproveitamento do terreno pode ser menor, as vantagens deste tipo de lote são a fachada mais valorizada e opção de mais acessos a residência conseguindo assim versatilidade e mais opções de projetos. O desafio é conseguir um melhor aproveitamento deste terreno lembrando que serão necessários recuos laterais. Terrenos em lugares altos também apresentam prós e contras, eles são valorizados pela vista local mas a construção poderá ser mais difícil e os gastos maiores.

MEDIDAS

Confira se as medidas reais do terreno conferem com as indicadas na escritura. As vezes a metragem feita pelo arquiteto ou engenheiro apresenta poucos centímetros a mais ou a menos e a diferença poderá ser sentida na construção. O profissional responsável deverá fazer a planta da casa de acordo com as medidas reais do lote.

SOLO

O solo também deve ser analisado para garantir a escolha do melhor tipo de fundação. Normalmente empresas especializadas em prospecção de solo fazem a sondagem do terreno, são feitas perfurações em vários pontos do terreno para verificação dos tipos de solo encontrados a cada profundidade. A empresa emite um laudo e com isso o engenheiro calculista irá definir o tipo de fundações e estrutura que serão adotadas. Nesta etapa são verificados problemas de estabilidade encharcamento do solo e sua resistência, vale também conversar com os vizinhos para obter informações sobre o terreno antes de contratar a empresa que executará as sondagens.

INFLUENCIA DO SOL

Imagine uma casa onde os quartos recebem o sol da tarde. A consequência disso é o calor noturno no ambiente de dormir, isto traz desconforto, já quem em uma noite muito quente é mais difícil dormir e a falta de sono trazem muitos problemas para a saúde, sem contar que nos atrapalha no trabalho, estudos e outras atividades cotidianas.
Conhecer a face de maior incidência solar garantirá um projeto com boba iluminação nos cômodos e temperatura agradável, a posição do terreno em relação ao sol vai definir a implantação da construção, se o terreno tem a face nordeste ideal para posicionar as janelas dos dormitórios, voltada para uma das laterais será necessário manter um recuo lateral relativamente grande do terreno vizinho para se garantir uma boa insolação, por outro lado se a face nordeste estiver de frente para a rua esse recuo já estará garantido porém será preciso verificar que tipo de tráfego haverá nessa via pública e se o possível ruído gerado não vai incomodar os futuros moradores. O projeto arquitetônico deve oferecer soluções para garantir uma boa luminosidade como locação das janelas, vãos, implantação de claraboias entre outros.

AGUA

A instalação de água é imprescindível desde as primeiras etapas da obra, por isso o local deve ser servido pela rede de água e esgoto da região.  É necessário requisitar junto a empresa  e/ou concessionária de abastecimento de água da cidade a ligação provisória para o consumo na obra antes mesmo de começar a construir pois a instalação pode demorar de 15 a 30 dias. Se a área onde se localiza o terreno não contar com rede de distribuição de água será necessário perfurar um poço em local definitivo, conhecido como cisterna. Importante também verificar a caída de água das chuvas dentro do terreno. Detectado com antecedência um bom planejamento evitará problemas futuros.

LUZ

A energia elétrica também é fundamental desde o inicio da obra. Deve-se encaminhar uma carta para a concessionária da região, juntamente com um estudo e orçamento da obra, projeto aprovado e a potencia necessária para o canteiro. A ligação da rede elétrica será provisória e após a conclusão da construção, deverá ser feito o pedido definitivo a concessionária.

ESGOTO

Em alguns locais pode-se encontrar  terrenos com abastecimento de água e sem rede de esgoto. Nestes casos o mais indicado é a perfuração de um local do terreno para fazer uma fossa séptica provisória. Para calcular o tamanho da fossa utilize como base a quantidade de trabalhadores que a utilizarão. Abra um buraco na terra e projete-o com tábuas de madeira. Como ela não será definitiva, não é preciso utilizar tijolos ou concreto. Ao final da obra jogue cal no buraco e aterre-o. caso não haja previsão da chegada da rede de esgoto por parte da prefeitura faça uma fossa definitiva de acordo com as normas técnias apropriadas

GÁS

Cuidado na hora da instalação do gás. Por ser um produto inflamável, siga as normas técnicas indicadas e faça um bom planejamento para não ter problemas futuros. No momento da instalação a empresa distribuidora deverá fazer um teste para verificar se as ligações estão de acordo com as nomras e se garantirão a segurança local.

EM DIA COM A LEI

Na hora da compra, verifique nos respectivos órgãos se todos os documentos relacionados ao registro do terreno estão regularizados. Pode ser um pouco demorado, mas ao saber que tudo está de acordo com a lei poderá ficar tranquilo com a garantia de que não terá problemas na obra.
Se o terreno adquirido for localizado em um loteamento peça uma cópia da planta e verifique a situação do registro na prefeitura através do número  de matricula do documento. É importante também solicitar uma certidão negativa de débito do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Também comprova a legalidade do loteamento o alvará de aprovação  emitidos pelo órgão competente do Poder Público Municipal.
A cessão de direitos não deve ser aceita pelo proprietário peça a certidão de propriedade no Cartório de Registro de Imóveis, onde está matriculado o terreno e analise o histórico do imóvel e as operações realizadas até o momento, lá você também poderá solicitar uma Certidão Vintenária que traz as informações de compra e venda mudanças, penhoras ou hipoteca que podem ter ocorrido nos últimos 20 anos.
Peça ainda as certidões dos distribuidores forenses (Civeis, Fiscais e Justiça Federal) que podem ser obtidas nos fóruns da cidade em que o vendedor mora ou do local do terreno. Com isso você terá a certeza de que a autorização para a construção será concedida assim como a escritura do imóvel.

TOPOGRAFIA


Os terrenos podem ser planos, em aclive ou declive. Para obter economia na hora da construção  o perfil natural do terreno deve ser explorado ao máximo. O profissional responsável pelo seu projeto e/ou execução deverá buscar soluções para o melhor aproveitamento do espaço, de acordo com o estilo de residência desejado pelo cliente. É possível  aproveitar o desnível do terreno e conseguir boas soluções  com ambientes distribuídos em níveis diferentes. Caso o terreno seja em aclive ou declive e o proprietário não abra mão de uma casa plana, será preciso fazer uma movimentação de terra e contratar serviços de terraplenagem. O mesmo vale para terrenos planos e necessidade de construção de ambientes em níveis diferentes. O desnível do terreno é verificado em relação ao nível da rua. A topografia é classificada em:

PLANO: Quando o terreno possui um desnível mínimo ou não possui desnível e a superfície acompanha o nível da rua.


ACLIVE: Quando o terreno se apresenta numa subida em relação ao nível da rua.


DECLIVE: Quando o terreno se apresenta numa descida em relação ao nível da rua.

FECHANDO NEGÓCIO
Seguro de que toda documentação está em dia, você já pode concluir a compra. Um advogado deve redigir um contrato de compromisso de venda e compra do imóvel no qual devem estar especificados: o valor a ser pago, a forma de pagamento, descrição do terreno e o número de matricula no Reigistro de imóveis.
Importante conferir os seus dados pessoais e os dados do vendedor que também deem constar no contrato. A ultima parcela deverá ser paga contra o recebimento da escritura. Lembre-se que você terá despesas com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), escritura e registro no Cartório de Imóveis.
HABITE-SE OU AUTO DE CONCLUSÃO
O Habite-se é importante por que este documento será necessário para a averbação da propriedade no cartório de registro de imóveis. Esta averbação refere-se a inclusão do imóvel construído na escritura do terreno legalizando e atualizando a propriedade no todo. Com o Habite-se expedido pela prefeitura local e a Certidão Negativa de Débito do INSS (CNS/INSS) em mãos, providencie a averbação da construção da matrícula do imóvel no Cartório de Imóveis competente. A averbação “transforma” o terreno em casa.
Um engenheiro ou arquiteto fiscal fará uma vistoria no local para verificar se a planta está de acordo com as exigências da lei, se tudo estiver dentro da lei o Habite-se é liberado.

ANTES DA COMPRA VOCE PRECISA

·         Certidão de matricula do terreno no Cartório de Registro de Imóveis da região;
·         Certidão Negativa de Débitos (CND) emitidos pelo INSS, se a compra for feita de uma pessoa jurídica;
·         Certidão de Quitação de Tributos Federais (CQTF), se a compra for feita de uma pessoa jurídica;
·         Certidão Negativa de Tributos Imobiliários emitida pela prefeitura municipal;

APÓS A COMPRA:

·         Assim que quitar a divida e obtiver a escritura definitiva, registre-a no Cartório de Registro de imóveis;

CALÇADAS

Na entrada da sua casa, você é o responsável pela sua calçada. Atente para o conforto e segurança dos pedestres e para as medidas mínimas exigidas. 


CORTE DE ÁRVORES:


Não retire qualquer espécie de árvores sem antes consultar os órgãos competentes.  O corte sem a permissão destes órgãos pode resultar em penalidades para o contratante e para a empresa contratada conforme a lei vigente do município.



Translate