Quanto vale o seu imóvel?

sábado, 16 de agosto de 2014

CONSTRUINDO SEU SONHO Parte 4 - PREPARATIVOS INICIAIS

BARRACÃO ORGANIZADO

Para a obra começar bem, é imprescindível planejar o canteiro de obras, fundamental para obter qualidade na execução dos serviços e maior controle do cronograma físico da obra, assim como o correto armazenamento dos materiais. Além disso a organização e sinônimo de economia, uma obra desorganizada pode gerar o uso de produtos vencidos como por exemplo o cimento que pode acarretar em patologias graves para a construção  além de um elevado índice de desperdícios de tempo e materiais. A organização miminiza o risco de acidentes, sua implantação deve atender a Norma Regulamentadora 18 da Consolidadação das Leis do Trabalho que estabelece diretrizes de ordem administrativas de planejamento e de organização.

BARRACÃO

Garante a organização no canteiro de obras e evita que os materiais sejam avariados ou roubados. Além de armazenar materiais como cimento, cal, madeira e as ferramentas de trabalho, tem espaço para escritório, banheiro, local para refeições e em alguns casos até mesmo dormitórios.



Não há um tamanho padrão, porém suas dimensões devem suprir as necessidades da obra, o banheiro em especial deve ter no mínimo 1,20m2 para a área do chuveiro e 1,20m2 para a bacia. Já para o refeitório o mínimo recomendado é de 8,0 m2, o depósito deve ser dimensionado de acordo com a quantidade de materiais e ferramentas a serem estocados.


Alem disso, o barracão deve estar próximo a um ponto de água em lugar de fácil acesso para os caminhões e permanecer no mesmo local até o final da obra.
Para produtos a granel como areia e pedra brita, determine um espaço que não atrapalhe o trabalho e que seja de fácil acesso e fique próximo ao local de consumo o que evita desperdícios.
Para a construção do barracão podem ser utilizados diversos materiais, podem ser de “Madeirit” ou alvenaria que são de fácil desmanche e podem ser reaproveitados, sua cobertura deve ser feita com madeiramento e telhas, o telhado deve ser de 1 água e sem a necessidade de forro. As telhas de fibrocimento onduladas com espessura de 3 mm a 6 mm, também são utilizadas.

Para o piso, os tijolos comuns (de barro) são mais usados. São assentados diretamente sobre o chão em posição deitada, como se fossem ladrilhos e rejuntados com argamassa de cimento e areia. Algumas obras recapeiam esse piso com a mesma argamassa, formando um recobrimento de 2 cm, pode-se também optar por fazer uma camada de concreto magro e recobri-la com argamassa de cimento e areia.
Em obras de maior prazo, pode-se compensar o uso de gesso acartonado que apesar do preço mais elevado, possui custo de manutenção baixo pela alta durabilidade e resistência a umidade.

ÁGUA E LUZ

Nenhuma obra começa sem a ligação de água e de luz. Para água, devemos construir um abrigo e instalar um cavalete como respectivo registro, dentro das normas fixadas pela concessionária local. A maneira mais usada é a localização, afastada do lote no máximo de 1,50m, com fácil acesso para a inspeção, percurso simples entre cavaletes e reservatórios e distancia máxima de 7m do portão de entrada.
Se a obra ainda não for servida pela rede de água local, o abastecimento  deverá ser feito por meio de um poço e é necessário instalar um banheiro com fossa para a captação do esgoto.
Para se conseguir a ligação de energia elétrica, é preciso enviar uma carta a concessionária local, juntamente com uma planta da casa, endereço da obra, potencia a ser instalada no canteiro e potencia do maior motor empregado, especificando também se será solicitado o estudo e o orçamento, deixando claro que a ligação é provisória.

SEGURANÇA

Para oferecer segurança no terreno deverão ser instalados tampumes. Muitas vezes é necessário contratar um ou dois vigias durante a noite para fazer a guarda dos materiais e das ferramentas, lembre-se que esse funcionário requer por lei, descanso semanal, hora extra, adicional noturno, feriados e fim de semana.

ARMAZENAMENTO

Areia e pedra brita:  por serem compradas por m2 devem ser colocadas em um cercado de madeira próxima a área de uso. Apesar de não estragarem quando em contato com a umidade, não deverm er misturadas com terra, entulho ou uma com a outra. No caso da areia o cercado deve ser reforçado e coberto com uma lona para que não escorra nos dias de chuva.
Tijolos

A área para armazena-los é de 0,25m2 para 250 tijolos, considerando a altura de 1,65m, sendo que cada bloco recebe dez unidades esparsas para a identificação dos outros blocos adjacentes de igual capacidade.

Madeira

É reservada uma área coberta e ventilada com 6 m de comprimento e base de 1 a 2 m2 equivalente a 60 tábuas de 1” ou a 30 caibros de 10 x 10 cm.

Aço

Deve ser estocado de maneira organizada sem atrapalhar a circulação dos operários, além disso deve estar separado por bitolas e armazenado sobre pedaços de madeira para não ter contato com o solo. Para 1 tonelada de barras, é preciso calcular uma área com comprimento mínimo de 15m e 0,50m2 de base.


Azulejos, tubos e conexões: apesar de serem não perecíveis, devem ser armazenados em locais cobertos pelo alto custo e fragilidade.

Cimento: além de ficar atento a validade, armazene-o em local seco e protegido. Cada saco pesa 50 kg e tem dimensões de 0,65 x 0,15m. então separe uma área de 1 m² para cada 1.500 kg ou seja, 30 sacos, incluindo a área de circulação. Lembre-se que cada pilha de cimento deve ter no máximo dez sacos, os estoques que vencem primeiro e estoque por cima.


Cal: é preciso designar uma área abrigada com cerca de 1m² para cada m². no caso da cal hidratada, pode-se designar uma área de 1m² para 35 sacos. Nunca estoque sacos de cimento e cal num mesmo depósito. A dimensão do saco de 20 kg é de 0,55 x 0,30 x 0,10m.

SONDAGEM SUA IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE NA OBRA

A execução desta etapa é muito importante para garantir o sucesso da obra. O gasto com a sondagem pode ficar abaixo de 1% (hum por cento) do custo total da construção. Porém a não realização deste trabalho pode gerar gastos que variam de 20% a 40% do valor total da obra só para sanar problemas apresentados na estrutura da casa.

É recomendável conhecer os tipos de solo existentes no terreno, é fundamental para definir a fundação ideal para a nova casa, ao conhecer o perfil geológico do lote, o engenheiro responsável pelo projeto estrutural irá definir a fundação ideal para a casa e as melhores soluções para viabilizar a sua execução.

-

Ao realizar a análise do solo, é possível determinar a profundidade de ocorrência do lençol freático e com o relatório de sondagem em mãos o profissional terá informações ricas em detalhes para escolher o melhor tipo de fundação para a obra, bem como sua cota de apoio de uma forma mais econômica, segura e eficiente, numa fundação adequada e bem dimensionada, dificilmente haverá problemas como a ruptura das tubulações o aparecimento de trincas e o afundamento do piso ou da edificação.
Entre as informações fundamentais fornecidas pela exploração  estão o perfil geotécnico do local investigado, consistência e compacidade dos solos investigados, profundidade de ocorrência do lençol freático e determinação da resistência do solo.
Como a sondagem é um trabalho técnico e minucioso quando mals executada pode comprometer a parte estrutural da residência e o andamento da obra, por isso é necessário um critério minucioso ao contratar a empresa pois tais trabalhos devem ser realizados  por uma empresa de fundações legalmente habilitada com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia (CREA) do estado.
O resultado  da sondagem é sempre acompanhado por um gráfico do perfil do terreno e um relatório com as seguintes indicações: características da sondagem, localização dos furos de onde foram extraídas as amostras, classificação das camadas do solo, tipo de ensaio empregado, nível do terreno, apontamento dos lençóis freáticos e resistência do barrilete amostrador à penetração.

Método de reconhecimento

Existem diversas técnicas para a análise e reconhecimento dos tipos de solo. Apesar de terem o mesmo objetivo, cada uma engloba procedimentos específicos e diferentes. As mais utilizadas são a percussão, a rotativa, a DEEP SOUND e a exploração .

*Obs.: em residências, o método de percussão é o mais utilizado devido ao custo acessível e á praticidade na execução do trabalho.

Percussão

As amostgras são feitas com um barrilete amostrado, que mede a resistência do solo a percussão pelo número de golpes. O barrilete pesa 65 kg e é colocado a 75 cm de altura. São feitas três penetrações de 15 cm, totalizando 45 cm do solo, de onde a amostra é retirada

*Obs.: Além do custo relativamente baixo, a sondagem a percussão com determinação de SPT (Standard Penetration Test)é uma das mais utilizadasna engenharia pois possui fácil execução e possibilita o trabalho em locais de difícil acesso.

Rotativa

Neste processo, é feito o reconhecimento de solos duros e rochas, através da perfuração para isso, utiliza-se um equipamento especifico com broca diamantada.

Deep sound

Para a análise do solo é feita a escavação continua com um penetrometro, montado sobre um caminhão. O aparelho avalia somente a resistência do solo aos golpes.

Exploração

Feita a abertura de poços  o consultor de fundação entra e faz a vistoria do que foi avaliado na etapa de reconhecimento do solo.

AMOSTRAS COLETADAS DEVEM SER ANALISADAS EM LABORATÓRIO APÓS ESTA ETAPA É POSSIVEL DEFINIR A FUNDAÇAO IDEAL DA SUA CASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate